segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Comendo muito bem no Uruguai

Já leu sobre os passeios no Uruguai no post "Uruguai, nossos vizinhos surpreendem"?
 
Plaza Independencia - Montevidéu
  

Como relatei lá, durante minha estada de uma semana no país não faltou oportunidade de fazer uma boa refeição. Compartilho com vocês nomes de restaurantes que gostei, dicas de o que pedir, e o que e quais marcas comprar. Se caso ainda não leu sobre as outras delícias, não deixe de conferir em Uruguai, nossos vizinhos surpreendem após ver as dicas que deixei aqui

Este artigo recebe atualizações no novo site, acesse e continue a ler no "turista.tips"

http://turista.tips/comendo-muito-bem-no-uruguai-2/

O grande destaque na gastronomia uruguaia é as carnes e vinhos. Visitei no inverno então o vinho foi sempre muito bem vindo, apesar de algumas vezes arriscar uma cerveja que também podemos encontrar rótulos desconhecidos para nós brasileiros. 

Os "dulces de leches" e todas as sobremesas feitas a partir dele, são também um agrado ao paladar. O doce de leite concorre com o da Argentina pela posição de qual é o melhor do mundo. 

Vento gelado do inverno no parque Rodó, nada melhor que vinho para aquecer!

Uma vez que as carnes são destaques vamos conhecer o que pedir!

Dica preciosa da Taci: A típica parrilhada completa não é muito ao gosto dos brasileiros por contemplar cortes e pedaços incomuns a nós, em Montevidéu os restaurantes em geral já sabem disse e, geralmente, nos oferece outra versão; mas em Colônia Del Sacramento fomos pego um pouco de surpresa ao pedir a parrilhada e nos depararmos com diferentes cortes, como, entre outros, testículos de boi. Então, fique atento!  

Restaurante "El Torreón" em Colonia Del Sacramento - Parrilhada completa pode ser além do gosto dos brasieiros. Comida saborosa mas limpeza deixa a desejar

Bons cortes de carnes são bife de chorizo (no Brasil temos uma versão com este nome que e uma linguiça de sangue de boi, em outros momentos pode ser simplesmente um corte alto e saboroso da carne, no Uruguai o nome é para o corte assim como na Argentina); o vacio (fraldinha); asado de tira (costelas). As carnes são assadas quase sem sal, isso deixa a carne saborosas mas pode não agradar os paladares exagerados, acrescente a gosto o sal se necessário. O ponto da carne assada é padrão "a punto" que é para os nossos padrões brasileiros o mal passado, se você prefere mais seca/ mais bem passada avise a garçom.

Outro prato típico Uruguaio é o Chivito, um sanduíche de filé, muito bem servido e bom! Experimentei o chivito no restaurante do aeroporto e foi especial! 

Restaurante Patria no aeroporto de Montevidéu - ótimo chivito, todos os pratos experimentados foram excelentes. Preços mais altos comum em aeroportos) Destaque para a horta hidropônica na entrada do restaurante.

Os doces de leite são especiais, nas sobremesas ele é encontrado em forma de flan (pudim - como o nosso pudim de leite condensado mas feito com doce de leite), sorvetes e puros. Para comprar vidros de doces sugiro a marca Lapataia e/ou o produzido na Granja Colonia, na estrada chegando em Colonia del Sacramento - mais detalhes no post Uruguai, nossos vizinhos surpreendem.

A sobremesa perfeita - flan de doce de leite do restaurante El secreto em Punta del Este

Ainda sobre os doces, ninguém é doido de ir ao Uruguai e não comer e não trazer pelo menos uma caixinha de Alfajor. O Havanna é muito famoso, encontramos aqui no Brasil com facilidade, é perfeito mas há outros tão bom quanto que você encontrará com preço mais atraente. Estou falando do Alfajor Sierra de Minas, recebi está indicação e realmente me encantei, na versão chocolate ou neve, prove todos. O Milka mousse também é bom mas um pouco mais seco ao paladar. 

Degustando um alfajor ao assistir o espetáculo do pôr do sol



No mercado del porto apreciando a cerveja Patricia
Vamos falar em bebidas, uma cerveja que encontramos e gostamos, além das conhecidas por aqui, foi a Patricia.

Falando em vinhos, pra começar a grande uva adotada pelo Uruguai é a Tannat, é muito extensa a área de vinhedos desta casa. Originária do sul da França a tannat produz vinhos com bastante corpo e estrutura. São vinhos que harmonizam muito bem com pratos de carnes vermelhas e com molhos fortes. E pensando no rótulo, foi indicado para nós e aprovamos (muito) os vinhos Stagnari (em qualquer versão) e o vinho Dom Pascual (em especial a versão do enólogo). Encontramos nos restaurantes para consumo; Para trazer, encontramos em supermercados, casas de vinhos e até mesmo no free shop do aeroporto.

Outra dica preciosa: ao pagar suas contas em restaurantes de preferência ao pagamentento com cartão de crédito inernacional, é mais vantajoso pois sempre usando esse meio você será imediatamente e automaticamente reembolsado de um imposto uruguaio (o IVA) - taxa de 18,5%. Mesmo você pagando uma taxa de IOF pelo uso do cartão por cada uma dessas operações essa texa é menor do que aquela que lhe será reembolsada. Explicando melhor, a taxa do imposto uruguaio que lhe é devolvida "cobre" seu gasto com o imposto brasileiro e ainda, dependendo do cartão você ainda acumula milhas para sua próxima viagem. 

Agora vamos a algumas referências de restaurante e seus endereços:

La Passiva - comida típica (carnes e chivito), uma das mais conhecidas do país. 
Endereço: Sarandi, 600 - Montevidéu

El fogón - Aconchegante e impecável, optei pela massa que estava extremamente saborosa. Endereço: São Jose, 1080 - Montevidéu

La Perdiz - Perfeito no atendimento e pratos, ótima carta de vinhos.


II Mondo della Pizza - Porque pizza sempre é bom. Pessoal super prestativo. Endereço:
El Viejo y Mar - ambiente amplo com mesas ao ar livre de frente para o Rio da Prata, a escolha foi pela especialidade da casa, frutos do mar. Endereço:

El Secreto - Perfeito da entrada à sobremesa, optei por saladas com salmão, mas constatamos que todos os pratos  são bem elaborados. Endereço:  

El Toreón - não aconselho a parrilhada completa.


Mesas ao ar livre de restaurantes em Colonia del Sacramento, clima agradável
Peço desculpas aos leitores por não ter anotado as referências do restaurante da imagem a seguir, ele fica em Piriapolis nas proximidades do porto, numa praça. Paramos para um tira gosto, pedimos um camarão ao alho e óleo e sinceramente acredito ser um dos melhores que já experimentei. Fica uma dica vaga (apenas com uma foto) pois nem mesmo o nome do restaurante me lembro.



Espero que aproveitem as dicas. Não esqueçam de montar seu planejamento com as dicas de passeios no post: Uruguai, nossos vizinhos surpreendem. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário