sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Rio de Janeiro muito além das praias maravilhosas


Que o Rio de Janeiro é uma Cidade Maravilhosa isso todos já sabem, conhecendo a ou não! Mas sua beleza, encanto e história vão muito além das praias. A cultura e a história brasileira exalam por todos os cantos, monumentos, e prédios históricos do centro da cidade. Por que não conhecer mais sobre a cidade que já foi a Capital do nosso país e abrigou a família real Portuguesa, nossos reis e corte de outrora.



Sei, e entendo, que muitos turistas chegam ao Rio de Janeiro ansiosos para ir a Copacabana, Ipanema, Maracanã, Corcovado... mas o que você faria se chegasse ao Rio em dias de chuva? Por onde você passearia, ou iria ficar "mofando" no quarto do hotel? O Rio tem desde parques pra se passear e curtir ao ar livre até museus gratuitos para conhecer e se esconder do mau tempo. A diversidade de passeios é tão grande quanto a diversidade da beleza nesta cidade.


Porque depois da chuva vem o arco-íris. Praia Vermelha - Urca

Este artigo recebe atualizações no novo site, acesse e continue a ler no "turista.tips"

http://turista.tips/rio-de-janeiro-muito-alem-das-praias-maravilhosas-2/ 




Meus caros colegas leitores, a Cidade Maravilhosa tem muito a oferecer. E neste post meu objetivo e mostrar isso: o Rio além das praias. Lugares bons para conhecer faça chuva ou faça sol! E para tornar isso um pouco mais divertido, ainda separei dicas de passeios principalmente para serem realizados em dias de chuva (nada impede de fazê-lo com o céu azul) e outros para os dias de sol (aí sim um pouco mais difícil com chuva, mas não impossível)


Mirante Vista Chinesa - Floresta da Tijuca


Dicas pra quem acaba de chegar pela primeira vez 

Para aqueles que chegam via aeroporto há opções de ônibus executivo em direção aos principais pontos onde geralmente os turistas se hospedam. Saindo do Aeroporto Internacional do Galeão próximo ao desembarque encontra-se os ônibus da linha Alvorada/AIRJ (conhecido como frescão). Via Zona Sul o ônibus passa pelo centro e segue em direção às praia da zona sul (passando por Flamengo, Botafogo, Leme, Copacabana, Ipanema...). E o mesmo ônibus passa pelo Aeroporto Santos Dummond para embarque e desembarque. 

O que fazer na Cidade Maravilhosa em dias de chuva

No centro do Rio entre as estações do metrô Cinelândia e Carioca e nas proximidades de ambas há várias opções de passeios em especial para dias chuvosos. Na minha visita de 8 dias no Rio de Janeiro pelo menos 5 foram dias chuvosos e/ou nublado, eu já havia programado no meu roteiro de viajem vários passeios pelo centro priorizando museus e espaços fechados, então somente precisei reprogramar os dias de acordo com a previsão do tempo.


Brincadeira no meio da chuva que me "pegou" no alto do pão de açúcar

Se você tiver tempo pra fazer todas as visitações que irei sugerir aqui, você provavelmente esgotará os passeios (para dias de chuva) em dois ou três dias (dependendo do tempo de espera em alguns lugares). Caso o tempo seja curto priorize entrar em alguns espaços e museus e outros conheça apenas as belas fachadas que contam a história do Brasil colonial. 
Cinelândia

Vamos começar o passeio pela Cinelândia. Da praça Floriano você já visualiza a bela construção do Theatro Municipal, é sem dúvida a construção mais glamourosa da região, inspirado na Ópera de Paris (como quase tudo referente a arte no início do século XX no Brasil) foi inaugurado em 1909 e recentemente passou por uma restauração minuciosa pra comemoração dos 100 anos do Theatro, reaberto para as visitações em 2010 ainda mais magnífico. 






Theatro Municipal
As visitas são guiadas e pagas, acontecem de segunda a sexta das 12 as 16 horas e aos sábados e feriados das 13 as 15 horas sendo que os grupos entram de hora em hora. A bilheteria tem horário de funcionamento diferente, mais amplo, e abre todos os dias pois também fica a disposição pra venda de ingressos para os espetáculos. O Theatro Municipal é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Para a visita guiada é necessário chegar com certa antecedência pra pegar uma senha para o horário disponível e 15 minutos antes de seu horário compra se o ingresso de 10 reais, observe que a bilheteria fica na entrada lateral na Rua Evaristo da Veiga. Acredito que vale a pena pagar e fazer a visitação pois além de ser considerado uma das 7 maravilhas do Rio de Janeiro o interior é requintado com arcadas, balaustras, vitrais importados da Europa e até escadarias de mármore. As abóbadas no foyer e no teto sobre a plateia me chamaram muito a atenção. Mais informações sobre espetáculos, a visitação e horários no site: http://www.theatromunicipal.rj.gov.br

Biblioteca Nacional vista do Theatro
Sugiro que vá primeiro ao Theatro Municipal e retire sua senha para o horário disponível aproveite o tempo de espera pra ir até a Biblioteca Nacional pra agendar seu horário de visitação (onde a visitação também é guiada com grupos programados por horário porém, gratuita) e se ainda houver tempo disponível vá para o Museu Nacional de Belas Artes

É só atravessar a rua, de frente pra praça na Avenida Rio Branco, 219 você encontra a Biblioteca Nacional. Da mesma época do Theatro, a Biblioteca foi inaugurada em 1910 é a maior da América Latina e a oitava do mundo. Conta com um acervo de 13 milhões de obras (algumas podem ser consultadas fisicamente outras através de microfilmagem e até mesmo no acervo digital). As visitações são agendadas num balcão logo na entrada, não é permitido entrar com bolsas, câmeras fotográficas e equipamentos similares porém há armários de guarda volumes, como disse anteriormente, as visitações são gratuitas e duram em média 40 minutos. Neste passeio você passará por vários setores da biblioteca, conhecendo alguns processos que ali são realizados e ainda conhecerá toda a história de sua criação, desde o Brasil Colônia até os dias atuais.  Na minha opinião foi o melhor passeio que fiz, um conhecimento incrível sem contar que fiquei embasbacada com a grandeza do setor do acervo geral, bom sou amante de livros e leitura, talvez por isso foi o passeio que mais me encantou. 
Museu Nacional de Belas Artes
Interior da Biblioteca Nacional



Museu de Belas Artes
Segundo pela Avenida Rio Branco, (número 199) na lateral do Theatro Municipal, encontra se o Museu Nacional de Belas Artes, em estilo neoclássico o museu conta com diversas galerias e um acervo grande de artistas nacionais e estrangeiros. A entrada era cobrada porém após receber a exposição chamada "Herança do Sagrado" a entrada passou a ser gratuita. O museu conta com diversas galerias que abrigam pinturas, lindas esculturas e diversas coleções. Como citei, não sei se por tempo determinado mas durante minha visitação em novembro de 2013 pude apreciar a exposição "Herança do Sagrado". É possível acompanhar a programação pelo site do Museu de Belas Artes. http://www.mnba.gov.br



Monumento de Manuel Bandeira na Academia Brasileira de Letras
Ainda nas proximidades da Cinelândia mas seguindo pela Rua Santa Luiza até a Avenida Presidente Wilson encontra-se a Academia Brasileira de Letras, o prédio construido pelo governo da França em 1922 é uma réplica do Petit Trianon de Paris, alguns anos após sua inauguração tornou-se sede da Academia Brasileira de Letras. Segundo alguns sites que pesquisei pra montar meu roteiro de viagem havia neste local uma visita guiada com a presença de um grupo de atores que narrava e cantava de forma lúdica a visitação pelos salões do castelo. Porém ao ligar no telefone disponibilizado para agendar a visitação fui informada de que esta estava suspensa e somente retornará em meados do ano seguinte - 2014. A academia está situada a Avenida Presidente Wilson, 203 e o telefone para agendar a visita guiada é (21) 3974 2500

Catedral Metropolitana
Voltando em direção a Avenida Rio Branco, siga no sentido estação Carioca, voltando para o Theatro Municipal e Museu de Belas Artes. Na segunda esquina após estes dois citados você se encontrará na Avenida do Chile, nesta Avenida vire a direita e caminha cerca de 500 metros, aqui se encontra a Catedral Metropolitana, um belíssimo projeto arquitetônico em forma de cone. A catedral foi inaugurada em 1979 tem capacidade para 20 mil pessoas em pé, e chama a atenção pelos seus 75 metros de altura (possível encontra-la facilmente lá do alto do corcovado) e claro, o que mais chama a atenção e a beleza dos seus vitrais coloridos no interior e a imagem suspensa de Cristo. No seu subsolo há o Museu de Arte Sacra. 


Interior da Catedral Metropolitana - Vitrais
Neste trajeto até a Catedral você passará em frente ao prédio da Petrobras, que curiosamente recebeu o título de uma entre as 10 construções mais feias do mundo, ele realmente é um pouco diferente dos prédios convencionais e se destaca pela sua, digamos, "esquisitice". 


Ainda caminhando pelo Centro da Cidade Maravilhosa, siga este caminho de volta até a Avenida Rio Branco e caminhe um pouco mais até a estação do metrô "Carioca". Do largo da Carioca você avista o que eu chamaria de complexo religioso pois se encontra a Igreja de São Francisco da Penitência e Convento de Santo Antônio, a primeira em estilo barroco toda revestida em folhas de ouro deixa qualquer um de boca aberta e o segundo, que merece uma visita rápida pelo corredor de entrada onde se pode ver imagens do local ao decorrer dos anos, é muito interessante. 


Interior da Confeitaria Colombo do Centro
Sugiro uma paradinha na Confeitaria Colombo, a uns 5 minutos do Largo da Carioca. É uma confeitaria tradicional do Rio de Janeiro. O ambiente art nouveau tem enormes salões decorados com espelhos belgas, mármores italianos e mobiliário em jacarandá. Além de lindo serve lanches e salgados muito bons, os preços dos salgados achei um pouco alto. Você pode visitar este espaço do centro da cidade, como disse - o tradicional, e ainda visitar a Confeitaria Colombo no Forte de Copacabana onde pode-se fazer um lanche com uma vista maravilhosa! 


Praça XV
Lanchinho feito siga para o Paço Imperial e Praça XV, local repleto de história do Brasil. O prédio foi residência da família real portuguesa em 1808. Em uma de suas sacadas ocorreu o histórico Dia do Fico, o anuncio feito em 9 de janeiro de 1822 sobre D Pedro recusar-se a voltar a Portugal. E em 13 de maio de 1888 foi nesta Praça que Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. A construção é Tombada pelo Patrimônio Histórico esse conjunto arquitetônico tornou-se um Centro Cultural em 1985. 



Paço Imperial




Igreja N Sra da Lapa dos Mercadores
Aos arredores do Paço Imperial temos construções muito significativas como o Arco de Teles e a Travessa do Comércio, local com prédios históricos, uma das casas guarda as lembranças de ter sido a residência de Carmem Miranda, e hoje transformado em bares. Ainda neste espaço encontra-se a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores que guarda uma história um tanto curiosa sobre uma de suas imagens. A imagem da Santa que ficava no alto da Igrejinha sofreu um impacto com uma bala de canhão e caiu de grande altura, curiosamente a imagem quebrou apenas alguns dedos e uma ponta da cruz que carrega. Do outro lado do Paço Imperial encontra-se o Palácio Tiradentes hoje assembleia Legislativa.



Seguindo daqui é possível caminhar mais um pouco e fazer uma visita ao Museu de História Nacional. O Museu Histórico Nacional é um conjunto arquitetônico formado a partir do Forte de Santiago, pelo antigo Arsenal de Guerra de 1764 e pela casa de Trem 1762, tornou-se museu em 1922. Este Museu conta a história do Brasil, um dos mais importantes do país que abrange obras e histórias do descobrimento à República reunindo um acervo de mais de 300 mil itens. O espaço é bonito, tem uma boa estrutura e conta com cafeteria. Situado a Praça Marechal Âncora s/nº, no site havia informações de valores de ingressos (8 reais) mas no dia da minha visita estava com entrada livre, não sei explicar o motivo. Confira mais informações no site http://www.museuhistoriconacional.com.br/
Museu de História Nacional



Trajetos sugeridos
* O primeiro trajeto saindo da estação Cinelândia (A) Theatro Municipal (B) Museu de Belas Artes e Biblioteca Nacional no mesmo ponto (B) Academia Brasileira de Letras (C) Catedral (D)
* Segundo trajeto: Saindo do Largo da Carioca (A) Confeitaria Colombo (B) Arcos de Telles, Praça XV e  Paço Imperial (C) Museu de história Nacional (D)



Igreja Nossa Senhora da Candelária
Vamos partir novamente de um ponto de referência para novos passeios, talvez para um segundo dia, ou mesmo para quem se aventurar a conhecer um pouco mais no mesmo dia... Estação de Metrô Largo da Carioca. Seguindo na direção norte pela Avenida Rio Branco, caminhando uns 800 metros chega-se a Praça da Candelária. Local marcado pela tragédia da chacina da Candelária (julho de 1993) que abriga a Igreja de Nossa Senhora da Candelária ( a entrada da igreja é pelo lado oposto da praça), foi a primeira igreja da cidade (1630), saindo desta visita um pouco mais a frente, pode-se visitar o Centro Cultural Banco do Brasil. O prédio já funcionou como agência até 1989, passou por reforma e passou a abrigar um espaço cultural e artístico. Aqui encontra-se biblioteca, cinema, livraria, teatro e restaurante. As exposições são temporárias e podem ser consultadas todas as programações no site do CCBB






Na parte de trás do Centro Cultural Banco do Brasil, à Rua Visconde de Itaboraí, 20, encontra-se o Centro Cultural Correios, com uma fachada eclética do início do século a antiga unidade administrativa e operacional dos Correios foi adaptada para atividades culturais em 1993. Ao lado fica a Praça dos Correios, uma área ao ar livre com espelho d1água e concha acústica. Ainda nesta rua, número 78, esta a Casa França espaço para exposições temporárias e eventos , conta com uma loja de artesanato. Para visitas guiadas é preciso agendamento prévio. Consulte pelo telefone (21) 2253 5366

MAR - Museu de Arte do Rio
Retornando  a Avenida Rio Branco siga mais ao norte uns 600 metros até a Praça Mauá, já a beira do porto do Rio, ali se encontra o mais novo Museu inaugurado no dia do aniversário de 448 anos da cidade: 1º de março de 2013. O Museu de Arte do Rio ou carinhosamente conhecido como MAR, abriga exposições internacionais e nacionais, além de promover uma leitura da história do Rio de Janeiro. A visitação se inicia no quarto andar, que conta com um restaurante e o mirante. A vista é bela! O MAR também conta com a "Escola do Olhar" um programas educativos do museu. A melhor parte é que as terças -feiras (das 10h as 19h) a entrada é gratuita para o público em geral, mas se você não disponibiliza de uma terça para visitar o museu pagará 8 reias o ingresso, ou meia entrada 4 reais de quarta a domingo das 10h as 17h. Mais detalhes no site do MAR.
 
MAM
Para finaliza os passeio em dias de chuva visite o Museu de Arte Moderna, o prédio é modernista com projeto paisagístico de Roberto Burle Marx (velho conhecido dos brasilienses) com uma vista extraordinário para o parque do Flamengo. O acervo de 11 mil obras reúne esculturas e pinturas de artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral , Portinari e Di Cavalcanti entre outros (citei meus preferidos). O acesso é pela Avenida Inf-d. Henrique, há uma passarela pra quem vem da estação Cinelândia pela Avenida Beira Mar. Os ingressos são um pouco mais caros que os demais, 12 reais mas inclui sessão na Cinemateca. Mais informações no site do MAM





O que fazer na Cidade Maravilhosa em dias de sol ...


Quer saber mais o que fazer no Rio de Janeiro? Tenho ainda mais dicas, em especial passeios e atrações para curtir em dias de tempo bom. Continue a ler a segunda parte deste post:

Rio de Janeiro muito além das praias maravilhosas Parte 2










Nenhum comentário:

Postar um comentário